Salta e Jujuy: Dicas e Lugares incríveis no Norte da Argentina!

Montanha avermelhada em meio a paisagem desértica

Salta e Jujuy são destinos ainda pouco explorados pelos brasileiros na Argentina, e isso é injusto! Afinal está tão pertinho, e tem experiências e de cair o queixo: todo mundo devia ir ao menos uma vez na vida para lá!

Para tentar melhorar um pouco desta imagem, trazemos aqui no blog da Santur Viagens um pouco mais destes destinos diferentes desta região que está tão pertinho do Brasil, e o melhor: tem opções de voos diretos de São Paulo em algumas épocas do ano.

Salta e Jujuy tem paisagens deslumbrantes de montanhas de muitas cores, cultura icônica e é uma viagem perfeita para quem gosta da mescla de aventura, história e claro, bons vinhos também!

Como chegar e documentação

A viagem tem como base Salta, onde está o aeroporto internacional. Os voos são operados pela Aerolíneas Argentinas durante o ano todo, via Buenos Aires.

pequeno vilarejo entre grandes montanhas avermelhadas
Purnamarca e seu visual incrível. Crédito da imagem: Canva

Porém, entre julho e novembro, que são os períodos mais recomendados para conhecer a região, existem alguns voos diretos de São Paulo Guarulhos da mesma empresa, como mencionamos anteriormente. De fevereiro a maio também existe recomendação de visitação, mas a oferta de voos é um pouco mais limitada.

Se você conversar comigo na agência pelo whatsapp pode ter certeza que encontraremos os melhores voos para você e seus amigos ou familiares viajarem juntos da melhor forma possível.

Ah, e como a Argentina faz parte do acordo do Mercosul, a documentação é simples: basta levar passaporte válido ou RG com menos de 10 anos de emissão para a viagem, sem necessidade de visto para turismo!

Quanto tempo ficar e o que fazer?

Além de Salta e Jujuy, há mais algumas regiões e cidades que contemplam o roteiro do norte da Argentina que podem ser incluídas em seu roteiro. Por isso, um roteiro de pelo 8 – 10 dias é super válido para aproveitar bem se for possível.

Sendo assim, o quesito passeios e experiência é um destino completíssimo, e algumas das opções em Salta e Jujuy, assim como de outras cidades que são parte da região, são:

> Ruta 40: A mais famosa estrada argentina que já atravessa o norte do país, e nestes lados já existem várias vínicolas bacanas para desgustar o melhor dos vinhos argentinos, combinados com experiências gastronômicas. As vinícolas El Porvenir e Piatelli são boas pedidas.

> MAAM: Museu de Arqueologia de Alta Montanha: Um museu para descobrir mais da história do lugar e que pode ser feito em meio dia, na cidade de Salta, base da viagem.

salinas e céu azul
A imensidão ds Salinas Grandes. Crédito da imagem: Canva

> Salinas Grandes: O magnífico deserto de sal da Argentina, e uma imensidão do branco que contrasta com o céu azul. Uma experiência única.

> Sitio Arqueológico Quilmes – entre Tafí del Valle e Cafayate: Se trata de uma impressionante ruína pré Inca nas proximidades da Ruta 40.

> Vulcões de El Peñon: Uma expedição uau para ser inesquecível. Há uma certa dificuldade de acesso, mas tem apenas os campos de Piedra Pómez que com certeza compensam todo o esforço!

> Museu James Turrell: Um museu icônico dedicado a obra contemporânea do artista, e em um espaço super agradável para almoçar e realizar degustação de vinhos na adega mais antiga da Argentina. Enoturismo e Arte combinados com perfeição!

> Cerro de 14 Colores  e Quebrada de Humahuaca : um passeio com caminhada em Tilcara que costuma também incluir a ida a Humahuaca e ao Cerro Hornocal, de onde é possível avistar o Cerro de 14 colores, belíssimo!

> Purmanarca + Cerro de Los Siete Colores: Sim tem mais um cerro e a experiência diferente de sentir no Peru ou na Bolívia ao conhecer a cidade de Purnamarca, de raízes indígenas e cultura andina.

> Pristine Luxury Camp com Observação de Estrelas: Uma super experiência fotográfica e astronômicas, com contemplação do pôr do sol e sessão de interpretação das constelações.

Onde ficar e como se deslocar

Destinos como Salta e Jujuy possuem alguns desafios logísticos por terem lugares remotos e vários deslocamentos. Por isso, contratar experiências full inclusive, ou seja – que incluam deslocamentos, estadia e alimentação – são as opções que recomendamos na Santur, e existem vários hotéis charmosos e padrão luxo, inclusive com domos para a observação do lindo céu estrelado a noite. Demais, não é?

Mas é claro que existem estilos diversos de estadia, que já são super experiências. Isso inclui hotéis com pé nos Andes, assim como hotéis Boutique e se harmonizam perfeitamente com as paisagens bucólicas do norte argentino. E mesmo dentro das propostas full inclusive, podem ter opções diferentes de hotelaria, que também incluam os demais serviços.

Por isso, acho que conversar mais com a gente e as opções de estadia e experiências Salta e Jujuy, não acha? Tenho certeza que você vai curtir muito desde o planejamento! Nos chama no whatsapp +5532988647264 da Santur que você não vai se arrepender desta grande aventura na Argentina!

Glamping no Brasil: Experiência no Jalapão e Serras Gerais

vista panorâmica de lago com montanha chapada ao fundo

O conceito de Glamping no Brasil tem ganhado bastante força ao combinar conforto, luxo e aventura, afinal: não é porque uma viagem seja em meio a natureza que ela precise ser desconfortável, ou até “um perrengue”.

Com novos conceitos e propostas, hoje o glamping no Brasil é uma super alternativa para os viajantes que desejam ter experiências diferenciadas em destinos mesmo remotos do país – como esta dobradinha de Jalapão e Serras Gerais e suas belezas únicas – mas ao mesmo tempo este preparo facilita muito a logística e o planejamento como um todo.

Mas afinal, o que é o Glamping?

Este é um conceito que veio do inglês com a junção de dois termos – o glamour com o camping. Sendo assim, o glamping dá a oportunidade ao turista de se acomodar em uma estrutura de barraca, mas de muito conforto, o que inclui banheiros privativos, camas confortáveis e energia.

Ao mesmo tempo, é uma estrutura que está mais integrada a natureza, de forma respeitosa, com a chance de vivê-la mais de perto, seja ao ver estrelas, ouvir sons e criar uma maior conexão com o local.

No Brasil existem algumas opções de Glamping, como na Serra Gaúcha, na região da Serra da Mantiqueira em São Paulo, em algumas localidades de praias do Nordeste, e a experiência que escolhemos aqui na Santur para vocês entenderem e até já pensarem em sua próxima viagem: o Jalapão e as Serras Gerais do Tocantins, que faz um mix de hospedagem entre a natureza com os incríveis passeios entre fervedouros, cachoeiras, cânions e mais!

fervedouro de água azul clara com deck e vegetação verde ao fundo
Um dos famosos fervedouros do Jalapão. Crédito: Canva

Jalapão e as Serras Gerais

O Tocantins é um estado que reserva algumas das mais incríveis paisagens brasileiras tanto na região do Jalapão quanto das Serras Gerais.

O Jalapão é um destino bruto em sua natureza rica, sendo os fervedouros – que em resumo é uma lagoa natural onde não possível afundar devido a pressão que água faz em sua nascente – sua principal atração. São vários, sendo o fervedouro do Ceiça, o Buriti e o Bela Vista alguns dos mais famosos.

Mas claro que existem outros locais icônicos que valem ser vistos no Jalapão. Não dá pra deixar de conhecer deliciosa, morna e cristalina cachoeira da formiga, o belíssimo cânion Sussuapara, as dunas alaranjadas da região, e a força da cachoeira da velha, que até lembra uma mini catarata, em forma de ferradura.

Já as Serras Gerais são mais um pedaço único da natureza no estado, porém ainda pouco conhecido pelo Brasil e pelo mundo. As Serras Gerais incluem o Cânion Encantado e sua lindas cachoeiras, as inusitadas formações da cidade de pedra, e incrível Lagoa do Japonês, que é incrivelmente verde azulada e cristalina, e com uma pequena gruta, de tirar o fôlego.

Como viver esta experiência?

Conhecer estes locais lindos, mas também remotos e de acesso um pouco mais difícil, antigamente era bem mais complicado.

É claro que existem diferente estilos de viagem, mas a proposta deste Glamping no Brasil com uma experiência full inclusive – ou seja, que inclui não só acomodação e transporte, mas também todas as refeições e passeios – facilitaram muito a possibilidade desta viagem acontecer para mais perfis de viajantes.

Por isso, para viver esta vivência de glamping e passeios no Jalapão e nas Serras Gerais de forma fácil e prática, recomendamos contratar o pacote full inclusive que já inclui toda a estrutura necessária para um maior conforto ao viajante, e o mais legal é que estes pacotes também incluem alguns lugares exclusivos para quem faz nesta modalidade, como o fervedouro Korubo no Jalapão e a Gruta das Matizes nas Serras Gerais.

Grande rocha com abetura no meio na lateral em cima de montanha e vista do horizonte
A famosa pedra furada do Jalapão. Crédito: Canva

E claro, existem opções inclusive de fazer um ou outro, ou os dois no mesmo pacote. Considere pelo menos  6 dias e 5 noites para esta viagem de puro ecoturismo, mas também dá pra estender um pouco mais para até uns 10 dias com os dois destinos.

Se você gostou da ideia, além de já conversar com a gente em nosso whats, algumas dicas são boas pedidas para vocês observar:

> Você deverá chegar e ficar ao menos 1 noite em Palmas, a capital do Tocantins, para poder sair cedinho ao Jalapão, dentro das datas e dias programados para o pacote, e isso já faz parte da proposta.

> Procure fazer uma mala de roupas leves, sem esquecer a roupa de banho e roupas esportivas para trilhas. Se fizer rafting, um sapato emborrachado é boa pedida já que ele vai molhar, mas também leve calçados confortáveis para caminhar (como aquele bom e velho tênis) mas também o chinelo para os momentos relax. E não esquecer de forma alguma de um bom repelente e tudo o que te protege do sol – do protetor solar aos bonés e chapéus.

Itens pessoais e de higiene é o básico de toda viagem, então você leva, assim como seu celular e equipamentos para registro – só não espere muito sinal e conexão, mas aproveita para desconectar neste lugar tão incrível, não é?

O que você não precisa é levar roupas pesadas – só um casaquinho em noites mais amenas, e nem roupas de cama e toalhas (só aquelas para usar nos passeio, recomendamos aquelas finas de microfibra e bem práticas) afinal é um super glamping no Brasil, né?

Ah, se preferir usar sua própria garrafinha de água, leve também, e por fim, a boa mochila para carregar seus pertences nos passeios.

> Seguro viagem para destinos naturais é sempre essencial, e mesmo sendo no Brasil é importante contratar, então não se esquece – e nós também podemos te ajudar nisso, inclusive com o seguro correto para esta viagem.

Agora é só começar a planejar junto com a gente. Bora viver esse lugar único? Vem com a gente!