Destinos e tendências de viagem para 2024!

estrada entre região de pedras e rochas em tons laranjados

Chega o fim de cada ano e já ficamos atentos, e não seria diferente falar sobre os destinos e as tendências de viagem para 2024 também aqui na  Santur Viagens, afinal, estamos atentos aos desejos dos viajantes, – em especial nossos clientes – e também queremos saber se estas tendências fazem o seu estilo!

As tendências de viagem para 2024 são definidas com base em diversas pesquisas realizadas ainda em 2023 por algumas empresas e instituições, como o buscador de estadias Booking, a Hilton Hotels, a empresa de cartões Visa, e a plataforma de turismo Skyscanner, que trouxeram as estatísticas baseadas em comportamentos e desejos dos viajantes (nos links tem detalhes dos números).

Considerando estas informações, fizemos um compilado das principais tendências de viagem para 2024, e quais destinos são realidades para estes comportamentos e desejos, com dicas de lugares na tendência que é mais a sua cara. Bora conferir?

mesa com notebook e xícara em praia com mar e céu azul no fundo
Trabalhar e viajar por lazer segue cada vez mais fácil! Crédito da imagem: Canva

“Bleisure” e trabalhar em qualquer lugar!

Não é exatamente uma novidade, mas o turismo de lazer com o trabalho cada vez mais segue com configurações interessantes.

Viagens de trabalho combinadas com um final de semana em um destino bacana (o bleisure, mistura do inglês negócios (business) + lazer (leisure); ou mesmo o expediente de trabalho permanecer o mesmo, mas através do trabalho remoto, “levar” o expediente à um local diferente para curtir o início ou o final do dia na cidade é uma tendência cada vez mais forte.

Um exemplo é uma pessoa viajar para a Europa, e pela diferença de fuso, começar seu expediente mais tarde no horário local, e aproveitar a manhã para conhecer a cidade onde está, trabalhando no período da tarde e da noite – que no caso é manhã e tarde no Brasil.

Sendo assim, os destinos que mais se encaixam neste perfil são aqueles que possuem hotéis com estrutura de escritório, ou casas com uma boa conexão e espaço para home office, e programações em todos os períodos do dia, o que é bem tranquilo no caso de grandes cidades e capitais, como Londres, Paris, NY que contam desde parques para uma caminhada cedinho, vários museus e atrativos, e até espetáculos e shows no período da noite.

sombra de viajantes em camelos no deserto
Experiências autênticas e e personalizadas são um infinito de possibilidades! Crédito da imagem: Canva.

Viagens Personalizadas e Autênticas

Pacotes prontos e impessoalidade definitivamente estão ficando fora de moda. Os turistas agora querem viagens que sejam mais a sua cara, seja por terem relação com seus próprios interesses e gostos, ou por algo autêntico e fora das rotas comuns.

É por isso que a profissão de Travel Designer, que realiza desenhos de viagens personalizadas, está em crescimento – o que vai muito além da venda de serviços turísticos.

Talvez você já tenha ido à Buenos Aires, conhecido os principais pontos turísticos, e realizados excursões. Mas uma viagem personalizada iria muito além, considerandos o perfil e os interesses do viajante… como talvez um chef de cozinha, que ao invés de ir à um museu, iria em uma feira de rua conhecer ingredientes locais e poderia fazer um tour de cafés, confeitarias e restaurantes.

Viagens personalizadas e autênticas se tornam uma forma de se conectar com outras pessoas e culturas, experimentar o novo e abrir a mente, algo que vai de encontro com a necessidade atual do turismo.

Neste caso não tem destino certo, mas tem aquele que é a sua cara, mas o fato é que aqui na Santur este é um dos tipos de viagens que mais gostamos, porque saímos do óbvio para nossos clientes, e será um prazer trazer sugestões de destinos que estejam alinhados com seus interesses pessoais.

construção com duas torres e prédio em formato de arco com lago a frente do parque tanguá de curitiba
Parque Tanguá de Curitiba – destino mais fresquinho. Crédito da imagem: Canva.

Sombra e água fresca

Muita gente tem passado calor nos últimos tempos, e esta tendência é interessante: os viajentes procuram destinos com água e mais fresquinhos para sair do calorão que tem vivo, seja em um local um pouco mais quente, mas que dê pra se refrescar bem, ou em um destino que as temperaturas médias são mais amenas.

Neste caso, é interessante considerar a época, porque um destino de praia no nordeste brasileiro ou no Caribe pode estar mais ou menos quente conforme estação, ou as médias em geral.

Uma cidade por exemplo que sempre tem temperaturas mais amenas no Brasil é Curitiba (ou bem frias no caso do inverno), mas é boa pedida para ir no verão e evitar um calor mais forte como em São Paulo ou Rio de Janeiro.

banca com diversas frutas que está bem colorida
Sabores locais e experiências gastronômicas, todos amam! Crédito da imagem: Canva.

Turismo Gastronômico e Cultural

As vivências gastronômicas são uma das tendências de viagem para 2024 que chegam com muito mais força, já que existem roteiros e propostas totalmente pensadas para os sabores locais.

Um período completo para um menu degustação,  uma visita em uma fábrica alimentícia para conhecer o processo de fabricação, e mesmo uma cerimônia – como um ritual de chá – e mesmo um almoço ou jantar com uma pessoa local são algumas das inúmeras experiências relacionadas ao turismo gastronômico, que proporciona também uma imersão cultural na maioria dos casos.

Dentro desta opção, o enoturismo segue com bastante força, e aliás, leia também nosso post sobre o Turismo de Vinho e os melhores destinos no Brasil e no Mundo neste segmento.

mulher tirando selfie em meio a cerejeira
As redes sociais seguem firmes na inspiração das próximas viagens. Crédito da imagem: Canva.

Inspiração das Mídias

As redes sociais ditam muitas das tendências de viagem para 2024, e provavelmente para muitos anos mais ainda. Influenciadores e blogueiras que visitam determinados destinos influenciam mais viajantes a conhecê-los também.

Alguns locais são apresentados ao público e se tornam motivo de interesse por suas atrações, entretenimento, cultura e história local.

Porém, os lugares instagramáveis também ainda são grande motivo de desejo para fotos. Não é a toa que museu criados com cenários coloridos, ou elementos integrados a lugares naturais com molduras e letreiros cada vez mais são usados para fotos.

O Japão por exemplo e suas cerejeiras encantam para muitos ensaios. Algumas praias paradisíacas como em Fernando de Noronha, Caribe e Ásia (Tailândia, Filipinas e outros) com mar turquesa são pedidas reais!

mulher deitada em spa recebendo massagem na cabeça
Bem estar pessoal: a pausa que muitos procuram nas viagens! Crédito da imagem: Canva.

Turismo de Bem Estar

Também conhecido como “wellness travel”, desde a pandemia as pessoas tem buscado momentos de relax, descanso e renovação de formas diversas.

Poder acordar sem pressa – aliás, o bom sono é uma prioridade com quartos que tem estrutura para um sono ininterrupto ganham mais pontos – respirar ar puro, poder praticar uma atividade relaxante como um ioga ou alongamento, e um momento no Spa com massagem e demais tratamentos são algumas das demandas deste público.

Quem tem esse interesse definitivamente pode aproveitar bem pousadas de charme em locais próximos da natureza e com poucos hóspedes, são vários locais bacanas para indicar nesse estilo no Brasil, e no blog já falamos de Jericoacoara – que se encaixa no perfil quando se fala de opções afastadas do Centro, como na Praia do Preá, e nas opções de Glamping, como no Jalapão.

Turismo Sustentável e Inclusivo

Não é algo novo, mas permanente desde que a consciência ecológica tem se fortalecido. A sustentabilidade é sim considerada, e destinos e hotéis com melhores práticas em reciclagem, uso de energia renovável, redução das emissões de carbono e demais iniciativas que colaboram com a preservação do planeta são um ponto de destaque para a maior parte dos turistas.

E da mesma forma, a inclusão também é uma realidade, ao permitir que todos tenham experiências locais, e sua condição física não seja o impedimento para isso.

E claro, a cada ano surgem opções de destinos menos explorados e que se desenvolvem, abrindo suas portas ao público. Arábia Saudita, Namíbia, Bolívia, Butão e Sri Lanka por exemplo tem gerado mais interess. Já no Brasil, alguns locais como Icaraí de Amontada – Ceará, o Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí, Conde – Paraíba, e Domingos Martins – Espírito Santo são opções que estão despontando para o ano!

Qual é a sua tendência? Seja qual for seu destino, a Santur te leva! Nos chame no whatsapp +5532988647264 e vamos planejar com muito carinho um roteiro especial na sua tendência favorita para você e quem mais for junto!

Experiências e Pontos turísticos na Serra Gaúcha que valem a viagem!

conjunto de montanhas da serra gaucha

Se você pesquisar um pouco das possíveis experiências e pontos turísticos na Serra Gaúcha para conhecer provavelmente vai ficar até com mais dúvidas, afinal, são tantas opções que até nos perdemos no que escolher conhecer e aproveitar.

A ideia então deste post é apresentar uma listinha prática de opções baseadas no estilo e tipo de viagem que atendem diversos perfis de viajantes, afinal, há opções gastronômicas, de entretenimento, natureza, infantis e muitas mais não apenas em Gramado e Canela, mas também em algumas das mais de 20 cidades que compõem a totalidade da região.

E seja qual for seu estilo, a Santur terá o prazer em ajudar, e inclusive nós amamos personalizar viagens que fiquem do jeitinho que nossos clientes esperam!

Bora conhecer algumas das experiências e pontos turísticos da Serra Gaúcha? Listamos várias delas, mas faltaram várias também, e já adianto que as novidades chegam também em todos os anos, e por isso a tendência é de só aumentar cada vez mais as opções!

Cascata do no meio de paredão de serra.
A icônica Cascata do Caracol. Imagem: Canva

Experiências e Pontos Turísticos na Serra Gaúcha de Natureza

Cascata do Caracol – Canela: A mais famosa queda da região tem diversas opções para apreciá-la, incluindo a visita no próprio parque com um mirante panorâmico e caminhadas; a vista panorâmica a partir dos Bondinhos Aéreos, que conta também com um pequeno museu de esculturas e madeira e parquinho; e o passeio Pé na cascata que fala mais de sua história e a vista na parte baixa da queda, onde está um balanço para fotos.

Lago Negro – Gramado: Um clássico de Gramado. O parque é gratuito e delicioso para dar uma voltinha, passear de pedalinho e fazer um piquenique. Há lojinhas e restaurantes próximos e fica especialmente bonito de dezembro a a fevereiro na florada das hortênsias.

Cânions – Cambará do Sul / São José dos Ausentes: Definitivamente os cânions gaúchos são algumas paisagens mais lindas do Brasil, e que ainda oferecem atividades como tirolesa e trilhas diversas. Alguns dos mais conhecidos são Itaimbezinho e o Fortaleza, mas ainda há outros de tirar o fôlego, como o Amola Faca.

Labirinto Verde – Nova Petrópolis: No centro da cidade o labirinto é um divertido local para conhecer (e não é fácil, mas vai render boas risadas), cercado de uma bela praça sempre florida.

Skyglass no Parque da Ferradura – Canela: O mirante com piso transparente conta com a belíssima paisagem da Serra com o contorno do rio que forma uma ferradura, e para os corajosos, o abusado são as cadeiras que passam bem acima do Vale com aquele friozinho na barriga.

Salto Ventoso – Farroupilha: Nem todo mundo considera conhecer este salto, mas é belíssimo com uma Cascata de 56 metros que pode também ser vista pela parte de trás da cortina de água, já que se forma uma gruta nestee lado. É um visual diferente e belíssimo.

Mirante do Belverde – Gramado: No início da Av. das Hortênsias está um mirante bonito e fácil de apreciar. Vale a paradinha.

Lago São Bernardo – São Francisco de Paula: Especialmente bonito no outono com árvores de diversas cores, é um passeio gostoso para caminhar e curtir o lago e um parque muito bonito.

Ecoparque Sperry – Canela: Um parque gostoso de caminhar e passear com uma trilha de pequenas cachoeiras e um ótimo restaurante, importante chegar cedo e fazer reserva.

cenário cenográfico de parque indoor temático de neve
Snowland Gramado. Imagem: Flávia Sphair

 

Experiências e Pontos Turísticos na Serra Gaúcha com Diversão

Snowland – Gramado: O parque indoor de neve mais famoso do Brasil com patinação no gelo, montanha de esqui, brinquedos na temática para crianças, e os diversos tubings onde é possível escorregar com boias e se divertir bastante.

Exceed Games Park – Gramado: Um espaço de experiências de realidade virtual e games para os amantes das experiências com tecnologias. Há diversos simuladores.

Alpen Park – Canela: Parque de diversões com vista da Serra que tem montanha russa, cine 4D,  carrinho bate bate e o principal: o trenó de montanha. A entrada é gratuita e as atrações pagas individualmente ou com passaporte ilimitado.

Aquamotion – Gramado: Um parque aquático termal indoor inclusive com piscina de ondas e brinquedão aquático infantil, para todos os climas e idades.

Hollywood Dream Cars e Dreams Motor Show – Gramado: Museu de carros antigos clássicos e que está bem ao lado do restaurante temático de motos de grandes marcas, para os amantes de veículos.

Museu de Cera Dreamland – Gramado: as estátuas de famosos em cera para tirar fotos e se divertir com cenários e personagens icônicos.

Super Carros – Gramado: A ideia é poder alugar um super carro por um pequeno período e sentir a emoção de dirigir uma ferrari, ou um mustang, entre outros. Quem desejar pode ter esse gostinho!

NBA Park – Gramado: Um dos mas novos Pontos Turísticos na Serra Gaúcha super interativo no mundo do basquete, com várias interações, jogos e atividades relacionadas aos esporte. É o maior do gênero na América Latina.

Space Adventure – Canela: Mais um atrativo novíssimo que faz uma imersão no espaço, com simulações e experiências que te fazem sentir um verdadeiro astronauta. Quem ama este universo não vai se arrepender.

estátuas de 3 dinossauros em caverna de parque temático.
Dinossauros da Terra Mágica Florybal. Imagem: Flávia Sphair

Experiências e Pontos Turísticos na Serra Gaúcha para ir com Crianças e a Família toda

Centrinhos de Gramado e Canela: Impossível não dar aquela voltinha nos principais centrinhos da Serra Gaúcha. Em Gramado tem que dar uma passadinha na Igreja Matriz de São Pedro, na Rua Coberta, na Fonte do Amor Eterno, e na Casa do Colono na Praça das Etnias – com todas as suas lojinhas e lugares pra ver. Já em Canela é obrigatória a parada na Catedral de Pedra, e vale bastante descer duas quadras pra conhecer a Estação Campos de Canela também.

Mini Mundo – Gramado: Pelo menos uma vez na vida tem que conhecer as miniaturas de lugares do mundo, que são super detalhadas e fofinhas. Pegue o jornalzinho para encontrar o que acontece na cidade.

Terra Mágica Florybal – Canela: Um parque temático imerso na natureza com muitos personagens mágicos, atrações divertidas, e claro, chocolate! Além do parque, todas as lojas Florybal na região são temáticas e possuem brinquedos e atrações para as crianças.

Mundo a Vapor – Canela: O grande trem caído na entrada chama a atenção, e nele é mais um espaço com passeio e miniaturas, incluindo a menor fábrica do mundo que produz de verdade!

Gramado Zoo – Gramado: Não tem erro fazer um passeio em um Zoo com a criançada né? Gramado também tem esta opção em um espaço cuidadoso com todos os animais.

Esculturas Parque Pedra do Silêncio – Nova Petrópolis: Local diferente que conta a história da imigração germânica de Nova Petrópolis através de lindas esculturas em pedra muito bem feitas, e um espaço bem cuidado e gostoso.

Passeio Epopéia Italiana – Bento Gonçalves: Um passeio que através de arte e teatro conta mais da história da  imigração italiana no Brasil de forma emocionante e animada, em uma verdadeira viagem no tempo. São nove cenários em tamanho real.

Parque da Ovelha – Bento Gonçalves: Que tal fazer parte da rotina de uma fazenda de ovelhas, e até poder interagir com elas? É uma experiência bem gostosa que também inclui degustação de alguns produtos da marca.

Vila da Mônica – Gramado: Mais uma atração nova, a turma mais amada dos quadrinhos tem sua própria Vila com muita diversão, atrações e apresentações com Mônica e sua turma. Adultos também vão curtir a nostalgia.

Big Land – Canela: Brinquedos dos anos 80-90 em tamanho gigante fazem parte dessa atração que tem réplicas enormes de blocos de engenheiro, pula macaco, genius, vídeos games antigos, e mais.

Natal Luz – Gramado: Como não incluir a experiência toda do Natal Luz, não é? A cidade vira um encanto e as apresentações são belíssimas. Vale muito curtir.

mesa com fondue de queijo, pães e vinho
O clássico fondue na Serra. Imagem: Canva.

Experiências Românticas, Culturais e Gastronômicas na Serra Gaúcha

Le Jardin Parque de Lavandas – Gramado: Um parque cheiroso e lindo com muitas flores e lavandas, rende ótimas fotos e tem uma loja que é um encanto.

Olivas de Gramado: Com vistas lindas da serra e muitas oliveiras, é muito agradável e tem um bom restaurante, com destaque para os diversos tipos de azeites localmente produzidos. É possível realizar experiência de degustação.

Parque Aldeia do Imigrante – Nova Petrópolis: Um parque agradável com aspectos alemães e um ótimo restaurante que vale só por ele a vistia.

Tour de Vinícolas pelo Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves / Garibaldi / Monte Belo do Sul: O enoturismo é uma viagem a parte que vale para os amantes desse universos, são muitas opções para iniciantes até grandes conhecedores deste universo. Algumas opções de vinícolas com degustação e experiências são: Casa Valduga, Miolo, Aurora, Casa Perini, Peterlongo, Lidio Carraro e muito mais. Importante fazer reserva antes de ir.

Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves: Em uma construção típica da arquitetura italiana com pedra basalto e sem sustentação de vigas, é uma visita cultural e bem interessante.

Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling – Três Coroas: Sim, existe um templo budista na Serra, um local muito bonito e cheio de paz. Na mesma cidade há um restaurante tibetano, uma experiência bem diferente!

Mátria Parque de Flores – São Francisco de Paula: Um imenso jardim de muitas flores e aromas com belas experiências. Super romântico e é enorme, dá pra passar o dia todo lá.

Cristais de Gramado: Uma experiência bacana de acompanhar a transformação e criação de cristais em belíssimos utensílios. A loja também é muito bonita.

Museu dos Beatles – Canela: Fãs do quarteto mais famoso do mundo vão amar conhecer mais a fundo suas histórias, réplicas e objetos colecionáveis da banda de Liverpool.

Castelinho Caracol – Canela: Uma casinha histórica com um pequeno museu e seu principal chamariz: o apfelztrudel tradicional da casa, que é uma delícia.

Pizzarias temáticas – Gramado e Canela: As pizzarias vão bem além dos rodízios, mas são verdadeiros shows. As principais são a Hector com temática de magia; a Porto Cara de Mau com temática pirata; e a Kongo com temática de selva.

Sequência de fondue – Gramado e Canela: São muitas opções mesmo de fondue para apreciar e se deliciar, em sequências dos 3 principais sabores – queijo, carne e chocolate, mas há variações também.

Lojas de chocolate: Só de visitar as lojas já é uma atração. Várias oferecem degustação, e outras possuem visitas e experiências, como no Reino do Chocolate Caracol e o Mundo do Chocolate Lugano com esculturas em chocolate de lugares do mundo.

Ufa, quanta coisa, e olha que faltaram várias atrações nesta lista, ou seja dá pra fazer não apenas uma, mas muitas viagens para viver e conhecer todas as experiências e pontos turísticos da Serra Gaúcha.

E para organizar tudinho pra você, conversa com a Santur no whatsapp +5532988647264 que prometemos que sua viagem será incrível!