Tendências de viagem 2025: Ideias e Destinos!

paisagem com plantas desérticas e montanha ao fundo

As tendências de viagem 2025 são propostas que mesclam tanto algumas ideias clássicas que já seguem como crescente há alguns anos até algumas novidades bem interessantes.

Anualmente empresas e portais como Booking, Expedia, Hilton, Lonely Plant, Kayak e mais trazem pesquisas com os desejos dos viajantes, e a Santur faz este compilado com propostas interessantes, assim como destinos onde você pode aproveitar melhor as tendências de viagem 2025. Bora descobrir um pouco mais agora mesmo?

Quais são as tendências de viagem 2025?

Começando com as propostas e experiências, as principais tendências de viagem 2025 são:

Turismo noturno: Cada vez mais as experiências noturnas ganham a preferência dos viajantes, tanto que lugares que ficavam abertos ao público somente durante o dia – como museus e mesmo trilhas na natureza – estão ganhando versões noturnas com horários estendidos e programações diferenciadas.

O destaque fica com quaisquer atividades possíveis para observação de estrelas e astros. Em especial locais mais remotos com céus limpos e que permitem uma melhor visualização dos astros ganham mais importância no cenário internacional.

pessoa sentada meditando na natureza
Conexão pessoal segue como tendência. Crédito da imagem: Canva.

Bem estar e desconexão digital: Não é uma novidade as pessoas seguirem buscando viagens que priorizem um detox da rotina e do digital, e promovam mais bem estar e autoconhecimento.

A tendência segue ganhando força em spas, retiros e ambientes que promovam uma imersão mais profunda com si mesmo, mas não ficam restritos a isso. Muitos viajantes procuram apenas um tempo para saúde mental através de atividades físicas na natureza, e isso leva ao bem estar mental desejado, o que inclui desde caminhadas até maiores aventuras e superação pessoal.

Destinos amenos e sustentabilidade: Uma tendência que também permanece ao buscar localidades com climas não muito quentes, o isso também segue com práticas sustentáveis que colaborem com a melhoria do meio ambiente.

Eco-hotéis, gestão de resíduos, energias limpas e passeios com guias locais ao invés do turismo de massa são algumas práticas desta opção.

Destinos alternativos: Ainda que existam muitos turistas que desejam conhecer o lugar intagramável, cresce por outro lado justamente o oposto: conhecer um lugar diferente e além do comum, uma cultura menos difundida e sair do óbvio.

Valoriza-se mais a cultura, os hábitos do dia a dia e principalmente a tranquilidade de lugares sossegados, sem filas ou que sejam mais difíceis de visitar por conta do alto volume de turistas.

Destinos para aproveitar as tendências de viagem 2025

Para aproveitar cada uma das propostas e experiências possíveis, alguns dos destinos que sem encaixam perfeitamente nestas tendências de viagem 2025 são:

lago com montanha ao fundo em deserto

Deserto do Atacama. Crédito: Canva.

Deserto do Atacama: Com paisagens remotas e uma imensidão deslumbrante, muitas das tendências de viagem 2025 na verdade podem ser reunidas neste belíssimo destino, e mesmo sendo mais tranquilo, conta com boa estrutura de visitação ao turista.

Lagoas, gêiseres, desertos e muitas experiências fazem do Atacama um lugar incrível não apenas de dia, mas também a noite, afinal o deserto é considerado um dos melhores céus do mundo justamente para o turismo astronômico. Há vários tours noturnos e o céu de fato é único.

cidade a noite com aurora boreal
Tromso com a Aurora. Crédito: Canva.

Noruega: Com destaque para experiências diferentes em especial em Tromso, o país tem destaque não somente por ser um destino mais alternativo, mas por conta da Aurora Boreal com vários passeios que saem de Tromso.

2024 foi um ano com destaque para ver auroras e isso gera um desejo ainda maior para visualizar essa dança de cores a noite, o que pode acontencer até mesmo dentro de um hotel.

jardim botânico ao pôr do sol
Jardim Botânico de Curitiba. Crédito: Canva.

Curitiba: Sim, tem uma representante brasileira nos 25 melhores lugares do mundo da Lonely Planet para este ano, e pode parecer uma surpresa para os brasileiros, mas de fato é um destino diferente se pensarmos em mundo, é de fato um lugar alternativo, e ainda cabe o clima mais ameno, aliás, no inverno o frio é inclusive mais intenso.

Mas você já esteve em Curitiba? A capital do Paraná com belíssimos parques, excelente rede hoteleira e com ótimos restaurantes também é cheia de cultura, e ainda conta com um dos passeios de trem mais lindos do mundo até Morretes. Então, por que não conhecer se ainda não foi?

santuário com pequena floresta e montanha ao fundo.
Santuário em Kyoto. Crédito: Canva.

Japão:  Com muitas experiências de reconexão e muito diferentes, culturalmente falando, o Japão segue como um dos queridinhos dos viajantes e tem muitas surpresas.

Não apenas na capital Tóquio, mas há tanto o que conhecer em Kyoto, Osaka, Okinawa, Hiroshima e muito mais. Separe tempo pra uma viagem mais longa, já que vai atravessar o planeta, e aproveite o máximo.

E claro que não são apenas estes lugares, mas há muitas cidades de interior e incríveis em todos os países que rendem viagens fora do óbvio, aquelas que nós mais amamos fazer! Então seja qual for seu destino, sabe que a Santur te leva! Por isso esperamos você em nosso whatsapp que estamos prontos para organizar sua experiência. Vem com a gente!

Roteiro de inverno na Europa: Dicas para fazer o Seu!

Montar um roteiro de inverno na Europa é uma missão fácil pela variedade de opções possíveis, e talvez difícil pelo mesmo motivo,  mas só porque são muitas possibilidades incríveis difícil vai ser somente ter que escolher!

Mas logo de cara já dizemos que vale muito viajar nesta época, assim como nós da Santur fizemos em uma viagem de 25 dias! Nem todo mundo tem esse tempo, mas já é possível fazer uma viagem bem bacana em 1 semana, 10 ou 14 dias.

Então a ideia aqui é compartilhar um pouco de nossa experiência e aprendizados no roteiro que fizemos, e em seguida mostrar mais algumas possibilidades para você escolher o seu, lembrando que você pode a qualquer momento fazer contato com a gente para desenharmos um roteiro incrível para você e sua família!

Nosso roteiro de inverno na Europa

Nossa viagem aconteceu conhecendo duas estações de esqui na França (Tignes e Val d’Isere), passamos pelas Dolomitas na Itália, demos um pulinho na Eslovênia, e ainda encerramos na Suíça e tudo isso, considerando a logística, é um caminho que faz bastante sentido nos deslocamentos que foram quase que em reta, e que ainda tem mais possibilidades que dá pra aproveitar neste trajeto.

mapa de trajeto do roteiro
Nosso trajeto no mapa pra ter uma noção dos caminhos.

Por opção acabamos dando uma escapada no litoral italiano e fomos até Puglia (bem mais abaixo e nem aparece nesta imagem), mas aí já sai um tanto da rota e já é mais para o verão, então nesta publicação vamos concentrar as informações para os lugares que são não apenas mais próximos, mas também a cara do inverno europeu.

Primeiro, tem 4 coisas que são super bacanas para aproveitar no inverno europeu:

  1. Estações de Esqui;
  2. Gastronomia em geral;
  3. Mirantes e paisagens lindas entre lagos, florestas e vários com pontos de neve pra apreciar;
  4. Centrinhos históricos e sua arquitetura, comércios e locais simbólicos, que valem para o ano todo.

Desta forma, fizemos um mix destas opções e o roteiro, em resumo, aconteceu da seguinte maneira:

mulher em frente a letreiro de hotel com neve
Chegando neste lugar lindo!

> Iniciamos com as estações de esqui francesas. Ali não tem mistério porque nos hospedamos no Resort Club Med Tignes, bem ao lado da estação de esqui. A programação é tanto para quem deseja praticar o esporte quanto para quem apenas quer curtir as paisagens e mais algumas atividades neve, além das dependências do hotel, que inclui piscina aquecida e jacuzzis externas com a montanha de fundo, boa gastronomia, spa, e muito mais.

> Passamos então para as Dolomitas na Itália e para  Eslovênia. Nestes locais foram boas caminhadas em passeios tanto de trilhas super fáceis para apreciar a natureza quanto para conhecer os centros históricos das cidades, provar alguns doces e delícias locais, e aproveitar aquelas voltinhas que todo mundo ama.

mulher de costas olhando grande lado entre montanhas
O Azul absurdo do Lago Bled.

Destaque para as belíssimas paisagens dos lagos que refletim as montanhas italianas, além do Lago Bled na Eslovênia, de um azul que explodia aos olhos, foi incrível

> Nosso roteiro de inverno na Europa terminou na Suíça. Ali aproveitamos para descobrir algumas pequenas cidades usando o trem, que é um transporte maravilhoso não apenas pela eficiência, mas por nos revelar paisagens incríveis ao passar de uma localidade a outra com seus incríveis lagos, montanhas e cachoeiras.

Vivemos uma boa dose de história e cultura no país, conhecendo uma das mais antigas fábricas de chocolates do país, a Cailler (maravilhosa), além da Casa Museu de Charles Chaplin, uma visita super interativa e curiosa.

Mais opções de roteiro de Inverno na Europa

Nossa viagem foi desenhada pensando em todas estas possibilidades e oportunidades que o inverno na Europa oferece, e recomendo muito viajar nesta região, sendo que mais algumas opções que não são distantes desta proposta incluem:

> Esticar da Eslovência até a Croácia, ao menos até Zagreb e conhecer o lado cultural;

mulher em frente a hotel enxaimel
Um cantinho especial da Itália, tem muitos!

> Incluir muitas cidades do norte italiano no roteiro, principalmente pensando em museus, gastronomia e cultura. Se começar na ponta em Veneza, algumas possibilidades boas são: Verona, Região do Lago di Garda, Monza, Milão, Turim e outras menores, e deliciosas também;

> Conhecer mais dos Alpes franceses, e incluir a charmosíssima Anency, uma cidade com arquitetura de conto de fadas;

> Explorar o máximo possível da Suíça, passando por Genebra até Interlaken, com um fôlego que nunca recuperamos de tanta paisagem lindas e suas cachoeiras que caem nos lagos entre montanhas.

Não sabe por onde começar? Relaxa que a Santur te ajuda a desenhar esse roteiro lindo e consegue organizar a viagem do jeitinho que você e sua família desejam! Conversa com a gente no whats e seu roteiro de inverno na Europa será tão ou até mais incrível que o que nós mesmos fizemos!