Skip to content

Dolomitas no Inverno: Uma viagem mágica nas montanhas italianas!

Em uma viagem de 25 dias na Europa no inverno, explorando diversos países e Alpes para entender cada destino ideal para cada um dos clientes da Santur, tivemos o privilégio de conhecer as Dolomitas no Inverno, e foi uma experiência surreal na Itália!

mulher sorrindo em frente a lago montanhas ao fundo
Dolomitas e suas paisagens surreais!

Nossa viagem foi voltada para as montanhas, com paradas nos Alpes Franceses e experiências no Club Med Tignes e no Club Med Val d’Isére, e logo em seguida seguimos para esta paisagem surreal que parece ter sido esculpida a mão na Itália.

Por isso se liga nas dicas deste post, e se já gosta da ideia, já chama a Santur para proporcionar essa experiência para você porque uma viagem às Dolomitas no inverno como esta é única!

Mas, o que são as Dolomitas?

As Dolomitas nada mais são que uma cadeia de montanhas que acaba fazendo parte da região dos Alpes, porém que ficam na Itália.

mulher de costas vendo montanhas
Impossível não apreciar – e se impressionar – com esse visual.

Elas acabam tendo visuais diferentes em cada época do ano, mas seja qual for sempre é belíssimo, inclusive pelo fato de terem uma composição única, e por isso sua coloração mais intensa se diferencia de outras montanhas inclusive da Europa.

As montanhas não estão sozinhas, mas ao seu redor paisagens se completam como pinturas com lagos, florestas e vilarejos encantadores que deixam tudo muito romântico, gostoso e especial.

Informações para planejar sua viagem às Dolomitas

Escolher a época, voos, estadias e passeios será essencial para você realizar uma viagem bem aproveitada  (e podemos ajudar claro).

mulher em frente a cidadela italiana
Muitas cidades lindas e suas vielas na região.

Sobre onde ficar, opções não faltam inclusive pelo fato de as Dolomitas estarem rodeadas de cidades e vilarejos charmosos. Uma das mais famosas é Cortina d’Ampezzo e uma das mais estruturadas, mas Trento e Bonzano são outras e nós acabamos fazendo nossa paradinha na simpática San Candido, na base das Dolomitas, cidade com influências alemãs e austríacas em suas construções históricas pertinho de Cortina d’Ampezzo.

Talvez seja interessante você escolher sua base de acordo com o seu voo – ou vice versa. Por exemplo, se escolher chegar por Milão, a cidade de Bolzano está a cerca de 3h do aeroporto. Já Cortina d’Ampezzo tem acesso fácil por Veneza, com 2 horinhas de distância.

Para se locomover alugar um carro é uma das melhores opções, porém, você precisa tomar cuidado se for às Dolomitas no Inverno, visto é que pe necessário andar com correntes e ainda que as pistas principais costumam ser constantemente limpas, quaisquer acessos secundários e de áreas mais distantes podem ter gelo, é perigoso e você precisa saber como andar e usar os equipamentos.

Dicas para curtir as Dolomitas no Inverno

Naturalmente, no inverno a paisagem fica bucólica com a neve, e os vilarejos parecem sair de um filme, com a oportunidade de, ao mesmo tempo, poder aproveitar gastronomia e estadias. Por isso vale:

dois pratos de comida italiana em restaurante
Não dá pra não provar algumas delícias italianas.

> Estando na Itália, você vai comer bem. Aproveite as massas, risotos e pratos maravilhosos que qualquer cidade irá te oferecer, junto com um bom vinho. Inclusive há restaurantes de montanha que oferecem ótimas experiências com um visual lindo.

Também não deixe de tomar, mesmo no inverno, um bom gelato, e um Aperol! Nós inclusive provamos o Hugo Spritz, uma mistura de prosecco e licor de flor de sabugueiro, muito refrescante e de baixo teor alcoólico. Cai bem depois de uma caminhada!

> Os centrinhos são gostosos e sempre bons de tirar fotos e serem vistos com calma. Curta as lojas, os detalhes e tudo que só estas cidades conseguem oferecer.

> Reforçando a dica do carro, apenas dirija se tiver alguma experiência ou base se viajar para as Dolomitas no Inverno e precise encarar pistas com neve ou gelo. Ou então contrate alguém com experiência para não ter acidentes. Faça o seguro viagem, mas a ideia é não usar para isso!

lago com montanhas ao fundo
Isso é Dolomitas, quase inexplicável!

> Explorar a natureza é um dos melhores passeios. Aproveite para curtir o visual dos lagos, florestas e montanhas em trilhas e caminhadas. Algumas são mais leves com lagos cristalinos compondo a paisagem, mas também é possível fazer trilhas mais longas e de maior dificuldade, para os mais aventureiros, com parceiros especializados.

Entre os lagos, o destaque é o Lago di Braies, considerando um dos mais bonitos da região.

Já dei vontade de começar a fazer os planos e as malas? Então embarque nessa com a gente! Chama a Santur no whatsapp +5532988647264 e vamos planejar essa viagem dos sonhos agora mesmo!

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Email

Nenhum comentário ainda, adicione um abaixo!


Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira

Outros Artigos