É bem possível que você queira saber o que fazer na Eslovênia depois de começar a planejar uma viagem pela Europa e descobrir que o país está bem perto de outros destinos que você pensa em visitar. E sim, essa é uma ótima ideia que inclusive nós também tivemos e aproveitamos, e trazemos as melhores dicas para você agora mesmo!
Viajamos para a Eslovênia no inverno em um roteiro que combinamos alguns destinos bem legais próximos, que incluiu estações de esqui na França e as lindíssimas Dolomitas na Itália.
Com uma boa variedade de atrações, a Eslovênia é uma ótima opção para quem quer fazer um roteiro na Europa que foge do tradicional.
Eslovênia: Onde fica e Dicas Gerais
A Eslovênia é um país europeu pequeno que fica, digamos assim, bem no início do que é chamado Leste Europeu, na verdade é no centro, ainda que na prática alguns já considerem Leste.

O país faz parte da União Européia, dentro do espaço Schengen e adota o euro como moeda, e ainda que o esloveno seja a língua oficial, toda populução está bem habituada a falar inglês. Por isso, é consideravelmente fácil viajar para lá.
São pouco mais de 2 milhões de habitantes, e na sua capital, Ljubljana, cerca de 300.000 habitantes. Não são necessários muitos dias para conhecer.
Quais destinos combinar com a Eslovênia
Por ser um país pequeno, dá pra escolher o que fazer na Eslovênia combinando com mais alguns países próximos, como nós fizemos (inclusive tem mais fotos e vídeos no Insta da Santur desta viagem).
Mas, já adiantamos que algumas ideias bem bacanas e prátocas de roteiro com a Eslovênia podem incluir:
- O Leste da Itália – inclusive Veneza;
- Croácia – bem fácil de ir até a capital Zagreb;
- Áustria – que está ao norte da Eslovênia
Além destes, outros países não estão muito distantes com seus destinos. Isso inclui França, Alemanha, Hungria, Bósnia e Herzegovina e até, mais ao Sul, Montenegro, Sérvia e Albânia.
É claro que se você chamar a Santur para montar seu roteiro você não vai precisar se preocupar que a melhor logística e experiência a gente garante!
O que fazer na Eslovênia
Sem mais demora, vai nossa listinha de o que fazer na Eslovênia de acordo com nossa experiência no país:
Bled: A cidade da atração mais famosa da Eslovênia é, de fato, belíssima. Vi de perto uma das paisagens mais apaixonantes de todo o país: O Lago Bled e sua cor azul turquesa impressiona demais como já mostrei na foto acima!
No lago é possível ir com um pequeno barco até a ilha onde está a Capela da Virgem Maria, e posteriormente voltar e visitar o Castelo Medieval, o mais antigo da Eslovênia.

Ljubljana: A capital, uma das mais verdes de toda a Europa, é encantadora com lugares que parecem ter saído de um conto de fadas.
Há construções e prédios históricos charmosos entre pontes pelo rio que corta a cidade, e abaixo deles nas ruas vários restaurantes e espaços gastronômicos com mesas ao ar livre, naquele esquema super gostoso de aproveitar a cidade a pé.
É possível fazer passeios de barco pelo rio também assim como alugar bicicletas e fazer este rolê super gostoso de bike.
Não é um centro grande e o mais legal é este passeio sem pretensões, mas ainda com possibilidades por passar pelas pontes do Dragão, Tripla e do Açogueiro (apaixonados, levem seus cadeados), conhecer a Catedral de São Nicolas e ainda subir no Castelo de Ljubljana.
A cidade ainda conta com o parque Tívoli e mais de 10 museus, desde os históricos como o Museu Nacional da Eslovênia e o Museu de História Contemporânea, até os mais divertidos, como a Casa das Ilusões, Casa dos Experimentos e um Museu Ferroviário.
Caverna Postojna – Castelo Predjama – Piran: Para quem tem mais tempo, seguindo mais ao sudoeste na beira do Mar Adriático está Piran, uma cidade charmosa e base para visitar dois locais bacanas, a Caverna de Postojna, a maior caverna turística da Europa com 24km de extensão com imensos vãos e formações de estalagmites e estalactites, e o Castelo Predjama, bem diferentão quase que escavado em uma rocha e super interessante.
Provar a Kremšnita e outras comidas típcas: Este é um doce típico da região que consiste em uma massa folhada com creme de baunilha e chantilly. Particularmente eu acho médio, mas pode ser que você goste, e claro, vale sempre apena descobrir sabores locais. Eu provei na Doceria Zvezda.
Além deste doce, prove vinhos e cervejas que são do gosto dos eslovenos e possuem boas, marcas, e alguns outros pratos e sobremesas típicas do país são:
idrijski žlikrofi – bolinhas de massa feitas com enchimento de batata, lembra o nhoque;
belokranjska pogača – massa rechada com queijo coalhado;
kranjska klobasa – salsicha eslovena, dá pra comparar com a alemã;
prekmurska gibanica – bolo em camadas, com sementes de papoula, nozes, maçãs, passas e queijo;
potica – rolo de nozes;
pinca – pão doce na época de Páscoa;
Agora você já tem uma boa base e já sabe o que fazer na Eslovênia, e só diz pra gente da Santur o que achou mais bacana entre as opções para organizarmos o que você precisar.
Viaja com a gente porque temos experiência na região, fomos antes pra você ir melhor! Chama a gente no whats que prometemos que será sensacional!
Nenhum comentário ainda, adicione um abaixo!