Se procura o que fazer na Puglia, linda região da Itália, com certeza vai se apaixonar tanto quanto nós da Santur Viagens.
Tivemos a oportunidade de experimentar o destino por 7 dias, e se quiser nossa ajuda desde já para planejar sua viagem por lá pode contar conosco, mas a partir de agora você vai sentir esse gostinho em nosso relato do blog!
Onde fica a Puglia?
Esta região todinha que fica no sudeste italiano, e compreende várias cidades charmosas como Ostuni, e uma das formas mais fáceis de acessá-la é chegar via Roma mesmo, e Nápoles é uma grande cidade não muito distante, mas do outro lado.
Dá pra combinar com muitos destinos, mesmo um pouquinho mais distantes, nosso caso que saímos das montanhas para o mar quando conhecemos as Dolomitas e mais alguns destinos europeus.
O que fazer na Puglia?
A Puglia é repleta de cidades históricas, charmosas e simpáticas do ladinho do mar, com muitas paisagens belíssimas, charme e clima acolhedor. Alguns pontos são icônicos e patrimônios Unesco, e as principais cidades para conhecer e porque são boas opções de turismo estão a seguir:
- Polignano a Mare: A mistura dos penhascos com construções fazem desta cidade muito encantadora e com vários pontos lindos pra fotografar.
- Lecce: A capital do Salento, conhecida como a “Florença do Sul” , é repleta de obras-primas barrocas e boa opção como base para conhecer a região.
- Ostuni: Uma cidade branca e muito bem conservada para caminhar sem pressa.
- Martina Franca: Uma cidade para quem é fã de cultua, rica em história, religião e arte barroca.
- Santa Maria di Leuca: Local para quem gosta de natureza, lar das grutas Zinzulusa e da caverna do mar.
- Gallipoli: Conhecida como a cidade Grega, boa opção para fazer passeio de barco pelo mar Ionico.
- Trulli di Alberobello: Com suas casas diferenciadas de teto de pedra, as obras arquitetônicas Patrimônio da Unesco e principal atração da cidade.
- Taranto: Esta localidade tem alguns monumentos bacanas, como o Castelo The Aragonese, S. Domenico Catedral, igreja S. Domenico Maggiore, Museu Nacional, Peripato Villa, Con-Cathedral.
- Matera: Uma das cidades habitadas mais antigas do mundo e em pleno funcionamento.
Nossa experiência
Passear pela Puglia foi muito gostoso. As cidadezinhas menores e com centrinhos históricos desta região da Itália tem lindos monumentos, lojinhas e opções turísticas, e entre as opções acima, vou compartilhar sobre cada um dos locais que passamos e que fazem parte de um roteiro bem clássico.
Começando por Ostuni, foi um encanto. A cidade é repleta de sobradinhos antigos bem conservados, e a cor branca deles é marca registrada e que rendem ótimos cliques.
Vimos ali pequenos carrinhos levando turistas de um lado a outro muito divertido (parece uma mini kombi com teto aberto), muitas ruas de paralelepípedos, igrejas e construções históricas, e restaurantes com mesas e guarda-sóis nas calçadas bem agradáveis.
Lecce foi também uma deliciosa cidade que visitamos, e um de nossas bases para conhecer a região. Lembra muito Florença de fato com muita arte, desde sua arquitetura com arcos e edificações, e até detalhes bonitos no chão com mosaico. É muito charmosa e acolhedora.
Ali fizemos um walking tour com guia onde visitamos muitos pontos legais, inclusive visitamos um Coliseu (menor do que o de outras cidades claro, mas tem seu valor) o que vale muito para entender muitos detalhes que sozinhos não sabemos.
Dica: Mesmo entre estações o calor pode pegar um pouco, não esquece de sua garrafinha de água para a caminhada!
Nós também fomos até Alberobello, que como já citamos, é onde está o conjunto de casinhas com teto de pedras em formato de cone Patrimônio Mundial da Unesco. É muito peculiar e várias delas atualmente são lojas de lembranças e artigos locais e delicioso de passear.
E não faltou também visitar Polignano A Mare, um icônico símbolo de Puglia com suas pontes e construções em cima de penhascos, e prainhas junto a um mar de muitos tons de azul. Parece até Grécia, mas é Itália.
Também fizemos walking tour passando por muitas esquinas simpáticas, vimos quem passeou com charretes com o reboque de guias andando de bicicleta, e nos faltou aproveitar uma refeição no Grotta Palazzese, o restaurante que ficou famoso por estar dentro de uma gruta a beira do penhasco no mar, e ali somente com reservas (mas de longe já vi que parecia lindo).
Nesta mesma vibe, visitamos Matera, e seu mar de casinhas também próximas do mar de cores neutras, maravilhosa. É considerada a capital européia da cultura e também é patrimônio histórico da humanidade. Há a igreja e muitas casas construídas em cavernas, e algumas áreas não construídas como a natureza esculpiu, e esse mix é sensacional em uma das cidades mais antigas da Itália.
E estando na Itália, não tem erro o quesito gastronomia. O que fazer na Puglia obviamente inclui delícias tradicionais do país, então tem que comer um bom gelatto, massas e pizza (comemos uma divina no Uéme em Lecce).
Nosso veredito é: se puder vá o quanto antes! Com certeza ficaríamos mais dias, e foi muito lindo e gostoso, vale demais conhecer. Bora ir também? Chama a Santur no whats que agora que fomos primeiro, você vai melhor com todas as dicas e o que precisar saber pra fazer um roteiro incrível e bem com a sua cara! Estamos esperando seu contato!
Nenhum comentário ainda, adicione um abaixo!